Em 29 de outubro, no Brasil, é comemorado o Dia Nacional do Livro. Para não deixar essa data tão importante passar em branco, reunimos algumas dicas de leitura – com obras de autoras inspiradoras. A melhor parte é que, além de se jogar em histórias envolventes, você ainda pode incentivar o trabalho dessas mulheres brasileiras. Confira 9 sugestões recém-lançadas de diferentes gêneros da literatura do nosso país para apreciar e escolha a sua!
Indicações incríveis para celebrar o Dia Nacional do Livro
Pequeno manual antirracista
Nada melhor do que comemorar o Dia Nacional do Livro, incentivar mulheres brasileiras e ainda se informar sobre uma temática tão necessária. Na obra, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro propõe onze lições para entender as origens do racismo e combatê-lo. Entre os temas abordados estão os impactos do preconceito racial, branquitude, violência e cultura. A autora ainda reforça que essa é uma luta de todas e todos!
Bom dia, Verônica
Indicação perfeita para as amantes de suspense e mistério! Inicialmente publicada sob o pseudônimo Andrea Killmore, a obra foi escrita, na verdade, pela criminóloga Ilana Casoy em colaboração com o escritor Raphael Montes. Conta a história de uma policial que presencia um suicídio inesperado e recebe a ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida. O nome te parece familiar? É porque, recentemente, o livro ganhou uma série nacional na Netflix, estrelada por Tainá Müller e Camila Morgado.
Quem usa bastante as redes sociais com certeza já deve ter se deparado com vários debates acerca do feminismo, certo? Neste livro, Daniela Brum discorre sobre os limites dos debates da luta feminista na internet e até que ponto estão sendo discutidos assuntos realmente pertinentes. O título é lançamento da Astral Cultural; e adquira o seu agora mesmo!
Simplesmente Bela
A vida nunca mais será como antes após a pandemia, não é mesmo? Pensando nisso, a culinarista e apresentadora Bela Gil apresenta 40 dicas para viver com menos consumo, estresse e impacto ambiental. E as sugestões não estão relacionadas apenas à alimentação, mas também com saúde, higiene e autocuidado. Uma ótima opção de leitura para transformar o seu estilo de vida e aprender a agir com mais consciência!
Sol em Júpiter
Não poderia faltar uma indicação de romance na lista do Dia Nacional do Livro. Em “Sol em Júpiter”, Lola Salgado conta a história de uma youtuber chamada Sol, que leva uma vida aparentemente perfeita e cheia de realizações. Todas as certezas da protagonista passam a ser questionadas após uma terrível descoberta sobre o seu passado. No meio do furacão, ela conhece Júpiter, um rapaz que balança seu coração, ajudando-a a dar a volta por cima.
A morte é um dia que vale a pena viver
Uma das maiores referências sobre cuidados paliativos no Brasil, a médica Ana Claudia Quintana Arantes procura tratar de maneira surpreendente um tema que ainda é tabu: a morte. De acordo com a autora, não deveríamos nos assustar tanto com a finitude em si, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la. Assim, o livro faz um convite a refletirmos sobre a nossa existência, medos e angústias.
Vozes femininas
Para quem gosta de conhecer personalidades com histórias incríveis, o livro “Vozes femininas” é a escolha certa. Nele, a autora Zoë Sallis reúne 40 entrevistas com diferentes mulheres, famosas ou não, dando a elas um espaço que nunca tiveram para debater assuntos sobre os quais sempre foram silenciadas. Garanta o seu exemplar aqui!
Nunca foi sorte
A partir de sua história de vida, Adriana Sant’Anna escreve sobre o poder de se reinventar sempre. A influenciadora digital compartilha ferramentas que testou em sua rotina e a ajudaram a “deixar para trás uma vida de derrotas e amargura para conquistar o sucesso em todos os níveis”, por definição própria. Leitura ideal para quem está enfrentando desafios e deseja mudar de vida!
Jamais peço desculpas por me derramar
Para fechar essa lista do Dia Nacional do Livro com chave de ouro, aqui vai uma indicação de poesia. Ryane Leão, autora do best-seller “Tudo nela brilha e queima”, afirma que sua escrita é a chance de ser ela mesma em um mundo que a silencia enquanto mulher negra. Entre as temáticas abordadas na obra, destacam-se o amor próprio, empoderamento, desapego, rotina, dores, recomeços, mudanças e transições. Vale a pena conferir!
Texto: Milena Garcia | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha
Fonte: Portal Terra