Como ressignificar a perda e o luto, atravessando momentos turbulentos com maior serenidade e força? Essa foi umas das reflexões propostas pela webconference “Como lidar com a dor”, promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). A atividade teve como convidada a médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes para dialogar sobre o luto, especialmente o resultante de perdas em tragédias inesperadas, como a que estamos vivenciando em nosso Estado.
Ana Claudia, uma das maiores referências em cuidados paliativos no Brasil, é a autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, que oferece uma abordagem da finitude das coisas sob um ângulo surpreendente. Invertendo a perspectiva do senso comum, a obra nos leva a repensar nossa existência e oferece perspectivas para que as pessoas tenham a oportunidade de viverem bem até o dia de sua partida.
A atividade também contou com a presença da psicóloga do MPRS Ana Paula Schmidt Lourenço e da coordenadora do Gabinete de Comunicação Social do MPRS, Roberta Salinet, que mediou a conversa.
A webconference “Como lidar com a dor” marcou o primeiro evento do mês comemorativo dos 20 anos do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPRS.