Em minhas reflexões recentes sobre o envelhecer e o morrer, tenho recorrido aos livros de Ana Claudia Quintana Arantes, que é medica formada na USP e especialista em cuidados paliativos. Seus livros são preciosos. Há também no Youtube várias conferências e lives com sua participação e reconheço que há ali muitos aprendizados.
A entrevista com Ana Claudia Quintana Arantes, é de Mirian Goldenberg, publicada pela revista Vogue e reproduzido por Faustino Texeira, em seu Facebook.
Na entrevista que ela concedeu a Mirian Goldenberg na Vogue ela tece alguns detalhes interessantes de sua vida. Fiquei surpreso ao saber que ela hoje se relaciona com o monge Alcio Braz, que escreveu um livro singular: O grande silêncio. Uma introdução à meditação Zen (Gryphus, 2016).
Alcio recebeu seus votos como praticante ordenado do mestre Ryotan Tokuda Roshi.
Pude então compreender a atenção que Ana Claudia dedica ao tema da espiritualidade no seu trabalho. Tudo muito interessante. Partilho então a entrevista que achei bem legal:
Eis a entrevista.
Desde 2013, quando vi pela primeira vez o TEDx “A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver”, fiquei encantada com o trabalho maravilhoso e com a personalidade da médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes, referência nos estudos de envelhecimento, cuidados paliativos e morte.