Meditação é a arte de se fazer presente

Quem já me conhece há algum tempo, deve saber que eu sou adepta da meditação – e caso você ainda não saiba, te convido a saber mais sobre essa partezinha da minha vida.

Para começar essa conversa, vou trazer um exemplo bem prático. Há poucos dias estávamos desfrutando do feriado de Carnaval e aposto que muitos de vocês estavam tão ansiosos com a chegada da quarta-feira e o fato de que era preciso voltar à rotina que deixaram de aproveitar aqueles dias de descanso.

MUITOS AINDA NÃO SABEM SE RELACIONAR COM O TEMPO PRESENTE, DEIXANDO-SE INVADIR POR PENSAMENTOS INTRUSIVOS DE ANSIEDADE E TRISTEZA PELO QUE ESTÁ POR VIR.

Sendo assim, a meditação funciona como uma bonita ferramenta que nos ensina a focarmos no aqui e no agora – sem precisar de muitos recursos (ou nenhum!) para praticá-la.

Há muita gente que busca a meditação como uma forma de manejar o estresse. Acho que todos os motivos e objetivos são válidos, mas acho que este, em especial, é muito raso – e é apenas um dos benefícios da prática! A meditação nos conecta a coisas muito mais profundas e interessantes. Gosto de dizer que ela funciona como um verdadeiro portal.

E a grande beleza da meditação é poder perceber que a vida não é só sobre coisas boas: as coisas ruins também fazem parte da nossa trajetória e tem muito a nos ensinar. Meditar nos põe em contato com nossos sentimentos mais íntimos e profundos, colocando felicidade e sofrimento no mesmo patamar e nos mostrando que é inevitável que eles andem lado a lado, que se complementam.

Ela nos aproxima da realidade como ela é realmente é, nua e crua – e é capaz de despertar a nossa consciência para que enfrentemos nossas dores, angústias e tristezas.

Outra coisa bonita é que aprendi a prestar mais atenção nos detalhes da vida que, por vezes, passaram despercebidos. O sorriso do porteiro do prédio, o toque das mãos de um paciente, o prato de comida tão bem preparado do restaurante…Comecei a me distrair com coisas incríveis.

Praticar é simples.

Escolha um momento que possa estar só, deite-se ou sente-se confortavelmente. Caso queira, coloque uma música calma, acenda um incenso cheiroso.

Feche os olhos e deixe os pensamentos virem à tona.

Faça uma respiração profunda, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

O tempo você quem decide, quando terminar, acabou (essa frase serve de reflexão para hoje, ou qualquer dia que você se lembre do que eu disse por aqui).

Aí, abra os olhos e siga em frente. Tudo o que você vivenciar durante a meditação é válido. Procure aproveitar o momento e foque na sua prática.

Depois me conta a sua experiência com a meditação, vou adorar saber!

Respostas de 31

  1. Ana❤️
    Vc é uma querida,sinto como se fossemos amigas🌿
    Ler os seus livros,prestar muita atenção nas palestras,no Primeiro Fórum, workshop e te seguir no Instagram ahhhhh parece que nos conhecemos sim😉….e agora mais um saber ,sim praticar a meditação é bom demais só gratidão 🙏
    E espero o meu sonho se realizar ,te ver de pertinho,olhar esse sorriso sincero e sentir a sua energia de cura que é realmente incrível….que seja em breve assim que possível for 🍃🥰

    1. Jacira, querida.
      Temos certeza que se você tentar, aos pouquinhos, a meditação vai te ajudar com a ansiedade.
      Vá com calma, sem muitas cobranças.
      Um abraço, equipe ACQA. ❤

  2. Já faz um tempo que tb sou adepta da meditação. Vivo só com meus dois cachorros num lugar lindo na serra da mantiqueira. Ainda tenho muito que aprender meditando, mas me ajuda bastante a focar o aqui agora. Fiz o curso dos 7 pilares para envelhecer bem. Estou cuidando de chegar lá muito bem. Obrigado por tudo. Vc é um espetáculo

    1. Adriana! Que bom que a meditação já faz parte da sua vida… e adoramos saber da sua localização.. vamos querer te visitar, rs.
      Ah, e que legal que você gostou do nosso curso!
      Um abraço, equipe ACQA. ❤

  3. Conheci a meditação na pandemia, ela me salvou.
    E os seus livros, me ajudam mto, nem tenho palavras pra dizer o qto te admiro, estou vivendo um luto mto dolorido, mas tenho fé, que um dia vai passar! 🙏

    1. Oi, Lia!
      Que bom que você conseguiu enfrentar o caos da pandemia com a meditação. Que ela seja sua aliada para sempre!
      Ah, e sentimos muito pelo seu luto, tá?
      Um abraço, equipe ACQA. ❤

  4. Gratidão, Ana Cláudia, por alimentar a chama da Meditação. Lindo te imaginar detectando e se encantando com detalhes do cotidiano que antes passavam desapercebidos nas asas do vento e do tempo. Detalhes nada ordinários, cheios de vida e graça e… Mistérios!

    Observo a impermanência. Tudo que surge, passa. Sejam agradáveis ou não, todas as sensações, pensamentos, emoções passam. Esse e outros movimentos, ação na não ação, insights, me reconectam à minha essência… Que na real? É vazia. E plena. É estado de graça, profunda conexão com a teia da vida. Depois o estado ordinário de (in)consciência vai voltando… E há sempre tempo e oportunidade de continuar a prática. Basta a presença em meu corpo.

    No encontro “O Grande Silêncio”, contigo e com o monge Álcio, foi dito que 10 minutos de prática ao acordar e antes de dormir eram suficientes. Um auspicioso e eficaz início. Até pra manutenção no dia a dia. E isso me tirou um peso de que eu “tinha que” sentar por muito tempo e acabava não sentando por condicionamentos vários, né. E desde então, pílulas de meditação tem me tomado. Mais serena, discernimento mais afiado, mais feliz.

    Gratidão pelo cultivo e partilha da chama VIVA da Meditação 🤍

    Seria uma benção sentar-me em sua presença. Sopro vital!

    1. Amanda, inFINITA!
      Muuuito obrigada por nos acompanhar e pela partilha com esse comentário cheio de amor.
      Que possamos enxergar a beleza da vida em seus detalhes…
      Um abraço,
      equipe ACQA. ❤

  5. Meditar, pílula sublime de autoconhecimento q nos trás presença, foco e, principalmente serenidade e consciência do presente.
    Obrigada por me fazer lembrar do quanto é boa e gostosa esta prática.
    🙏🕊🙏

      1. Dra realmente cada encontro online sito- me mais próxima e um dos meus projetos é te conhecer olho no olho, pois já te sinto tão próxima. Tenho fibromialgia e a medicação tem sido minha companheira, para ajudar nas dores, na insônia, na fadiga e tudo mais. Espero um dia já ter tornado um hábito, como acordar e tomar café. Falta só um pouquinho de persistência, pois já sei que é bom!

  6. Nossa… como é bacana te ouvir, ler seus livros, seus textos… vc tem um monte de amigas que vc nem imagina kkkk essa Internet é realmente incrível… nos conecta de forma tão sublime… Hj comprei o seu livro ” a morte é um dia que vale a pena ser viver” para dar de presente a meu pai que vai fazer 80 anos essa semana… muitos podem não entender… mas nós entendemos!!!! Somos amigas… e as amigas se entendem mesmo de longe… kkkk

  7. Sigo tentando.
    Pílulas de meditação, alguém falou. É isso, sempre q posso paro e respiro!!
    Gratidao Ana Cláudia!!
    Te admiro e sou grata por tudo q despertas em mim!!
    Ah…melhor livro da vida.”Histórias lindas de morrer”. leio e releio sem parar..🙏🙏💜

  8. Amo suas dicas e sua literatura. Obrigada por compartilhar tantos ensinamentos preciosos conosco.Que Deus continue te abençoando e te capacitando para que vc continue fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Gratidão ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *