O ano de 2020 foi conturbado. Em meio à pandemia de coronavírus e por consequência o isolamento social, o hábito da leitura cresceu. Entre os livros mais vendidos de 2020, os títulos de auto-ajuda se destacam – talvez pelo anseio de dias melhores ou para procurar incentivos para melhorar a vida como um todo.
Se você busca uma nova leitura ou conhecer autores brasileiros, esta é uma boa oportunidade. Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu os 10 livros nacionais mais vendidos de 2020. Confira:
A morte é um dia que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Arantes é médica especialista em cuidados paliativos. Neste livro, ela discute um dos principais tabus da nossa sociedade: a morte. Envolta de medo, ela discorre sobre como as pessoas estão aproveitando suas vidas, ou não aproveitando, e conclui que a grande questão da morte é a vida em si. Ela incentiva você a aproveitar melhor seus dias e a cultivar relacionamentos saudáveis, bem como a cuidar de si.
Felicidade: Modos de usar – Mario Sergio Cortella / Leandro Karnal / Luis Felipe Pondé
Três filósofos modernos brasileiros sentam-se para discutir o que significa felicidade. O livro é resultado do debate entre Cortella, Karnal e Pondé em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta no Brasil, realizado em maio de 2018. Em uma hora e meia, os pensadores deram exemplos pessoais, citaram autores, discorreram sobre como alcançar a felicidade e concluem que é possível ser feliz sim, mas não o tempo todo.
Essa gente – Chico Buarque
“Essa Gente” é o romance mais recente do escritor, publicado em 2019, logo após o prêmio Camões de Literatura. O livro conta a história de um escritor, Manuel Duarte, que escreveu um best seller na década de 1990, mas passa por um momento de crise criativa e emocional, com o Rio de Janeiro como pano de fundo. Sua estrutura se assemelha a um diário em que Manuel reflete sobre o uso da linguagem e o conturbado país de hoje.
Escravidão – Laurentino Gomes
O Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Por isso, a escravidão está intrinsicamente ligada à história do nosso país. Assim, Laurentino Gomes pesquisou por seis anos para compor a trilogia “Escravidão”.
O Poder da Autorresponsabilidade – Paulo Vieira
Paulo Vieira é um grande autor sobre auto-ajuda, e traz mais um livro que fala sobre como alcançar nossos objetivos. “O Poder da Autorresponsabilidade” é um manual que apresenta a metodologia das seis leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida. Estes princípios o levaram a conquistar altos resultados e boa performance em diversas áreas de sua vida.
Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
“Pequeno Manual Antirracista”, escrito pela filósofa e autora Djamila Ribeiro, serve como manifesto. São dez lições breves que ensinam as origens do racismo e como combatê-lo. Em suas lições, Djamila fala sobre temas como a atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Um livro prático para quem quer entender o racismo estrutural e aprender como pode contribuir na luta.
DNA da cocriação – Elainne Ourives
Elaine Ourives é ‘Psicoterapeuta Vibracional Quântica’, segundo seu site. Ela faz muito sucesso em seu canal do YouTube. Em 2020, lançou o livro “DNA da Cocriação”, em que fala sobre técnicas para alcançar seus objetivos de acordo com as leis dos estudos quânticos.
Seja Foda! – Caio Carneiro
Outro livro sobre auto-ajuda que fez muito sucesso em 2020 foi o “Seja Foda”, de Caio Carneiro. O autor fala sobre comportamentos e atitudes que são necessárias para conquistar as vitórias que tanto desejamos. Ele vai provocar e inspirar você não só a ter o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos.
Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho – Thiago Nigro
Thiago Nigro é o criador da plataforma O Primo Rico, que ajuda seus usuários a alcançar independência financeira, investir melhor e gastar melhor. Neste livro, ele traz suas principais lições para alcançar o tão desejado milhão. E o melhor: mostra que a riqueza é possível a todos.
Decida Vencer – Eduardo Volpato
Em seu recente livro, “Decida Vencer”, Eduardo Volpato fala sobre a necessidade de deixar para trás certas concepções e ensina como mudar sua vida. Ele traz um método para que você consiga destravar o seu sucesso pessoal. De linguagem acessível e com técnicas práticas, você começará a construir o passo a passo um caminho de vitórias.
E aí, qual desses livros você vai ler primeiro?
Fonte: Guia da Semana