Planejamento Avançado de Cuidados

  • Início
  • Planejamento Avançado de Cuidados

Para que possamos cuidar melhor de você e oferecer um atendimento que respeite seus valores, preciso lhe conhecer bem. Vamos precisar fazer algumas perguntas que nem sempre terão respostas fáceis e podem exigir um tempo maior para reflexão.  Pode até ser que as respostas não estejam prontas para serem expressas e está tudo bem. Vamos dar o tempo que for preciso para seguirmos nessa jornada.

Existe algumas formas de fazermos isso e as que vamos propor estão aqui:

  1. Através do uso de cartas de um baralho especial, chamado Cartas das Escolhas Sagradas, da Associação Casa do Cuidar, teremos tópicos para reflexão que irei anotar neste seu documento para nos auxiliar quando tivermos de escolher os melhores tratamentos para você.
  2. Através de um questionário que você pode ler e responder em casa no seu tempo para que nos nossos próximos encontros nas consultas possamos conversar sobre suas respostas e ajustar suas dúvidas e inquietações. Depois disso, deixaremos seu documento sobre suas escolhas de cuidados junto ao seu prontuário.


Precisamos dizer que não existem respostas certas ou erradas, elas podem mudar ao longo do tempo do nosso trabalho, e então poderemos voltar nesse planejamento algumas vezes ao longo do seu acompanhamento. Esse planejamento serve para guiar o nosso raciocínio clínico sobre quais tratamentos ao longo do seu seguimento podem auxiliar a manter a sua qualidade de vida, seus valores e sua dignidade.

Também sabemos que nenhum questionário ou reflexão poderá abordar toda a complexidade de uma vida, mas o que buscamos aqui é de fato entender como podemos cuidar melhor da pessoa que você é.

Antes de decidir qual será o modelo que você prefere seguir, gostaríamos que respondesse algumas perguntas, que estão abaixo. Estamos à disposição se tiver dúvidas. E vamos construir esse caminho de um bom cuidado juntos!

Quando vou começar a cuidar de algum paciente, não importa a idade ou em que fase de doença ou que doença essa pessoa tem, gosto de conhecê-la para além dos diagnósticos, pois esse conhecimento mais aprofundado me auxilia muito na hora de tomar as decisões clínicas que irei propor, sejam elas simples, como quais exames pedirei na rotina, ou as mais complexas, como os cuidados no final da vida.

Ao cuidar de você, seguiremos um percurso, que pode ser bem longo ou curto, mas que como todo caminho, possui altos e baixos, curvas e retas, pausa e correria.... quanto mais preparados estivermos, poderemos curtir melhor o trajeto, podemos confiar mais nas parcerias que escolhemos para estarem conosco e maior a chance de chegarmos inteiros ao nosso destino final.

Então, respira fundo, tome seu tempo, reflita e preencha as próximas perguntas.