A beleza de uma vida em voluntariado

No dia 5 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional do Voluntário: uma data para agradecer àqueles que se dedicam por uma causa e inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo. Inspirada pela data, gostaria de propor que a gente dedique o mês todo a essa arte. O que podemos fazer de bom pelos que precisam do que sabemos fazer bem?

Não é à toa que há um dia só para prestarmos homenagens aos voluntários, segundo o G1, só no Brasil são mais de 57 milhões de voluntários ativos.

Mas esse trabalho é tão incrível que não dá pra falar nele só por um dia. Quando você para pensar que milhões de pessoas estão doando seu tempo para ajudar outras pessoas… vê que há belezas no mundo que, muitas vezes, esquecemos de olhar com mais atenção.

Decidir o que fazer com o tempo deve ser uma escolha sábia. Não é sobre lição de moral, mas tem muita gente abrindo mão de assistir a um filme, ler um livro, ou simplesmente não fazer nada para colocar as mãos e o coração no que acredita – sem receber nada por isso.

Na verdade, o que se ganha não dá pra guardar no banco: são experiências, vivências, conexões, oportunidade de entrar em contato com outras realidades. E é lindo demais ver que tem gente sonhando junto para melhorar a vida de uma comunidade, dos animais…do que for!

Quando você encontra algo que te toca e se dedica a isso, talvez seja o momento em que você encontra o seu propósito de  vida. 

Quem ainda não achou uma oportunidade de voluntariado, fica o meu conselho: basta olhar para os lados e ficar mais atento às dores do mundo. Há muito o que fazer pela dignidade dos seres humanos e dos animais.

Respostas de 10

    1. Oi, Mariangela! Procure se informar sobre a necessidade de voluntários em ONGs e instituições no local onde você mora. Temos a certeza de que o seu trabalho é muito importante e pode ajudar muito!

      Um abraço,
      Equipe ACQA.

  1. Sexta-feira é o dia da semana que eu volto pra casa mais motivada, mais confiante, mais leve, volto maior. Sexta-feira é o dia do meu trabalho voluntário na Radioterapia de um hospital em São Paulo, lá eu ofereço o meu tempo, a minha máxima atenção e o meu amor e o que eu recebo de volta são lições de vida imensuráveis.

    1. Olá, Cristina! Com certeza o seu trabalho como voluntária faz total diferença na vida de muitas pessoas. Que coisa linda é doar o seu tempo e afeto para alguma causa! ❤️
      Com carinho,
      Equipe ACQA.

  2. Quero trabalhar como Vomuntária e gostaria de fazer o curso Sentinelas para melhor atuar como voluntária nos cuidados paliativos. Amigos meus que já parturam sempre se sentiram à vontade de falarem comigo sobre a morte e eu os escutei

  3. DRA Ana

    Não sou da área de saúde, sou formada em ADM e sou corretora de imóveis,mas desde q conheci o seu trabalho e este me ajudou na passagem da minha mãe e do meu irmão…suas estórias pessoais com muita identificação para mim, que resolvi lhe escrever para saber se existem cursos na sua instituição para pessoas q N tenham formação na área de saúde para suporte paliativo seja como voluntária,seja de forma remunerada. Não consegui identificar passeando pelo site ” casa do cuidar”…tem como me informar por o de começar…experiência em hospitais, em casa com cuidadoresetc…tive bastante em 4 anos 24hs…. estando de mãos dadas , ouvindo poesia ou música, enquanto partiam, embora tenha corrido de outros por medo,covardia,cansaço…de 2017 a 2023 perdi 2 irmãos,2 mães, 1 amor, 1 cachorro q era meu filhote… É isso…tomara q N precise fazer medicina rs…um abraço e meus parabéns pelo seu dom.
    Fico no aguardo
    Grata
    Jacqueline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *