No mês em que se completa três anos da pandemia, a ONG ImageMagica lançará, no próximo dia 21 de março, um curta-metragem que mostra os bastidores do trabalho de profissionais de saúde e da luta de pacientes para sobreviver à doença durante a pandemia do coronavírus. Intitulado “Humanidade”, o curta é produzido pela produtora “NÓS”, com direção de Ana Cláudia Streva e Selma Perez e estará disponível no canal do YouTube da ONG. Haverá uma sessão de lançamento na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 10h30, no Petra Belas Artes, em São Paulo. O evento contará com a exibição do documentário seguida de uma roda de conversa.
O filme se divide entre a rotina intensa de profissionais de saúde e a luta de pacientes pela sobrevivência nas primeiras semanas de combate ao coronavírus na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), em 2020, e os relatos emocionantes desses mesmos profissionais e pacientes após enfrentarem esse período de medo e tensão.
Foi nesse cenário que a ONG ImageMagica desenvolveu atividades que auxiliassem no atendimento humanizado nos hospitais, como a criação do crachá humanizado, para que o profissional de saúde fosse reconhecido por trás de toda a paramentação, e as videochamadas, em que o paciente pudesse ter contato com a família dentro da UTI. A Dra. Ana Claudia Arantes, médica geriatra paliativista que liderou o debate público para tornar lei o direito de pacientes internados receberem videochamadas de familiares, cedeu depoimento para o curta. José Beraldo, o primeiro sobrevivente do coronavírus em Ribeirão Preto, foi atendido pelo projeto e sua história de superação é um dos destaques no curta. Após ficar 21 dias na UTI e 15 dias entubado, parecia que ele não se recuperaria. E nesse momento de isolamento, foram as videochamadas que o conectaram à sua família.
Assista ao trailer:
Fonte: Tela Viva