Conforto, qualidade de vida e alívio do sofrimento. Estes são alguns dos objetivos dos cuidados paliativos, uma área específica da medicina voltada aos pacientes em fim de vida ou que recebem diagnóstico de uma doença que ameaça a continuidade de suas existências.
Os cuidados paliativos podem amenizar impactos físicos, emocionais, sociais e até mesmo espirituais a partir do trabalho de equipes de saúde multidisciplinares.
O episódio “Cuidados paliativos: a medicina que alivia a dor”, do CNN Sinais Vitais, ganhou o Prêmio Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensade 2022 na categoria saúde (assista à íntegra acima).
“É uma forma de olhar o indivíduo como um todo, entender que existe ali uma pessoa com toda uma história que antecede, inclusive, o processo de adoecimento, e de fazer um cuidado voltado para oferecer uma melhor qualidade de vida para essa pessoa e um fim de vida com mais dignidade”, explica Lucas Andrade, médico cardiologista e diretor da Clínica Florence, de Salvador.
Segundo o médico intensivista e paliativista Daniel Neves Forte, o cuidado paliativo não busca cuidar da morte, mas da vida. “As pessoas não querem morrer, elas querem viver bem. Acho que é isso que o cuidado paliativo busca: cuidar da vida, e vida só é vida porque tem morte”, diz.
“O médico foca tanto na doença, em querer consertá-la, que esquece do sofrimento. O que priorizar agora? Querer consertar nas melhores intenções pode quebrar e machucar. O paciente é frágil, aí vem complicação atrás de complicação”.
O episódio conta com entrevistas de alguns dos maiores nomes da especialidade e acompanha a rotina de pacientes e familiares que tiveram acesso a esses serviços.
“No caso de um paciente com muitas dores por conta de um câncer, por exemplo, temos muitos caminhos para aliviar o sofrimento em paralelo ao tratamento da doença”, destaca a médica geriatra Ana Claudia Quintana, autora do bestseller “A morte é um dia que vale a pena viver”. “Você vai ver um paciente que tem condição de superar todas as adversidades do tratamento e alcançar um tempo de vida muito maior do que se ele não tivesse esse cuidado”, completa.
Leia a reportagem completa no site da CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cuidados-paliativos-trazem-conforto-bem-estar-e-alivio-do-sofrimento-entenda/